Clientes Ultra (UHNW) e Very High Net Worth (VHNW) têm medo de sofrer grandes perdas por falta de conhecimentos técnicos na área financeira de mercados. Neste contexto alguns deles optam por distribuir seus investimentos entre fundos de investimento e seus gestores, que presumivelmente teriam a expertise financeira necessária para evitar perdas em seu patrimônio.
Após adotarem esta opção estes grandes investidores percebem que os gestores de fundos de investimentos e/ou seus agentes são vendedores de produtos/fundos e não apresentam evidência de adequada expertise financeira. Por conta disso, os grandes investidores perdem confiança nos gestores de fundos e percebem a existência de importantes conflitos entre seus interesses e os de tais agentes.
Uma alternativa de solução para este problema é a contratação de serviços de consultoria o cliente para administrar e supervisionar a interface destes investidores com os gestores de fundos, de modo a garantir a convergência de sua atuação para as necessidades e interesses do cliente.